terça-feira, 22 de novembro de 2011

Crítica sobre: O Diário de Suzana para Nicolas {Livro}

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismos com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas _ família, saúde, amigos e integridade _ são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." (Pág 23 e 24)


O livro conta a história de Katie, uma editora de livros de poesia que trabalha em Nova York, juntamente conta a história de Suzana, (através do diário) uma médica, mãe de Nicolas. O diário foi entregue por Matt para Katie no momento que ele resolveu 'sem explicações', terminar um relacionamento amoroso que vinha mantendo com ela há doze meses. 

A leitura do diário revela para Katie detalhes desconhecidos da vida de Matt e de sua família e promete esclarecer os motivos que o levaram para aquele rompimento súbito. Que histórias contem o diário? Será que Matt está traindo sua esposa? Qual será a reação de Kate ao ler o Diário?

A capa é simples e bonita, as letras são envernizadas. A Diagramação está muito boa, cada começo de capitulo temos uma folha com o nome referente ao narrador, e cada começo a primeira letra é diferente das demais. 

Os capítulos são separados, por Katie, O Diário, mesclando parte da vida de Katie com o diário que ela está lendo - que é contado por Suzana. A narrativa é rápida, com capítulos curtos, comovente, um pouco triste e tem um final previsível, porém prende o leitor do início ao fim.

Nunca havia lido nada de James Patterson e me apaixonei pela escrita dele. O kit do livro vem com uma caixinha de lenços e garanto você irá precisar desses lenços, até mais! Recomodadíssimo é claro. LEIAM e não se arrependeram.


"Espero que você consiga tudo o que quiser, mas acima de tudo amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria; também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.
Nós é muito melhor do que eu.
Por favor, não dê atenção a qualquer pessoa que lhe diga o contrário. E nunca deixe de acreditar no amor. Tudo, menos isso!" (Pág. 85)


Qual minha nota para o livro:


Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.