sábado, 7 de julho de 2012

Crítica sobre: Gen Pés Descalços- Trigo é Hora de Brotar {Quadrinho}

"Preciso Viver por todas as pessoas que perderam a vida na explosão. Para que eu possa relatar minhas experiências, na esperança de que meu discurso faça as pessoas desistirem da guerra. Nossa experiência não pode ser esquecida. É por isso que continuo repetindo a minha história" Toshiko Saeki - Sobrevivente da Bomba Atômica -- (Nota de Orelha)


Neste volume Gen continua sua luta após a tragédia, ele sua mãe e sua nova irmãzinha continuam seu trajeto, após a guerra. 
Gen não deixa a tristeza e as dificuldades o abalar, e continua a luta por sua pequena família, eles continuam enfrentando a descriminação e humilhação de seu próprio povo. Gen mostra que apesar das dificuldades a esperança nunca o abandona, e ele lutara pela felicidade de quem ama. 
Superando as dificuldades, nos 2 primeiros volumes Gen termina o volume com a esperança de um recomeço, enfim o trigo começara a brotar!

No final do mangá nos deparamos com um texto A Diferença entre “caiu” e “foi lançada” do critico Jun Ishiko, um bom texto fazendo nos pensar mais ainda. 
Cada vez estou ficando mais suspeita para falar do mangá, pois amo a cada volume. Penso que todos deveriam ter a oportunidade ler e conhecer mais sobre o que a ‘Bomba Atômica’ é capaz de fazer e mostrar que não devemos nunca mais deixar algo do gênero acontecer. 

Sobre o mangá, o traço de Nakazawa continua simples e mostra de uma maneira direta tudo o que se quer mostrar, assim como o mundo real, assim como as pessoas reais, assim como os acontecimentos previstos por ele mesmo. 
O mangá continua com muito drama, cheio de detalhes, mas sem muito excesso. O assunto é movido um tanto pesado e emocional nos deixando sempre a pensar Porque? Porque? Como deixamos isso acontecer?

Informações: 

➟Gen, Pés Descalços foi publicado pela primeira vez no japão em 1973. Em 1983 e 1986 ganhou adaptações animadas e em 2007 uma adaptação live action. No Brasil foi publicado pela primeira vez entre 2000 e 2001 pela editora Conrad, que desde o início de 2011 vem republicando os volumes da obra.

➟Gen Pés Descalços é um clássico dos quadrinhos, criado em forma de relato autobiográfico por Keiji Nakazawa. A série foi traduzida para diversos idiomas e lançada em mais de dez países.

➟Acima de tudo, foi a obra que revelou para os japoneses e para o mundo o horror em que Hiroshima se viu mergulhada depois da explosão da bomba atômica. Gen Pés Descalços é um registro precioso e um libelo pela paz.

➟Resolvi pesquisar mais sobre o mangá e acabei descobrindo que o mangá GEN foi adaptado, sim foi feita uma animação do mangá chamada ‘Barefoot Gen’ (em inglês).Quero ver se encontro a adaptação deste mangá com legendas em português, depois que o vi fiquei maluca pra ver a animação.


Qual minha nota para o livro:


Título: Gen Pés Descalços- Trigo é Hora de Brotar
Volume: 3
Autor: Keiji Nakazawa
Editora: Conrad 

Sinopse: O volume 3 da série aborda o final da guerra, mas o encerramento do conflito não significa o fim do sofrimento para a população japonesa - principalmente para as classes mais pobres -, que continuou sua dura luta pela sobrevivência. 
Gen e sua família encontram uma nova casa e o garoto arruma um emprego para ajudar a sustentar a mãe e a irmãzinha. Em seu trabalho, Gen mais uma vez testemunha a humilhação e a descriminação que assombram os sobreviventes da bomba atômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.